
Na inauguração da mostra, no dia 24 de março de 2011, professores indígenas Kaxuyana e Tiriyó falaram, emocionados, da experiência de participar da produção de livros de alfabetização nas suas línguas. (fotos: Roberto Beckert)
O público conheceu a exposição fotográfica, as publicações e os sites que apresentam uma retrospectiva dos dois primeiros anos do Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas-PROGDOC.
São 70 fotografias realizadas pelos índios, além do registro de 30 etnias em painéis infográficos, com descrições dos projetos em andamento. Os trabalhos ficam expostos nos Espaços Muro do Museu e Varanda do Museu até o dia 13 de abril.
Reúne 23 sites com informações disponibilizadas pelos próprios índios. Um desses sites inclui versão no idioma Guarani.
Com tiragem limitada, "Pape Mïretom Yomukatohu – Livro de alfabetização na língua Kaxuyana", escrito por professores pesquisadores Tiriyó e Kaxuyana da Terra Indígena Parque do Tumucumaque (PA); "Murehti Enpato Panpira Serë – Livro de alfabetização na língua Tiriyó", de autoria de professores-pesquisadores da Terra Indígena Parque do Tumucumaque (PA); "Arte Visual Dos Povos Tiriyó E Kaxuyana – padrões de uma estética ameríndia", de autoria da pesquisadora Denise Fajardo Grupioni; "Livro Da Arte Gráfica Wayana E Aparai", organizado por Lucia Hussak van Velthem e Iori Leonel H. van Velthem Linke, serão distribuídos para bibliotecas de todo o país.
No evento, houve, ainda, mesa-redonda com o tema “Processos de Documentação e Valorização Cultural no Parque Indígena do Tumucumaque (PA)”. Além dos professores da Terra Indígena do Parque do Tumucumaque – Agnaldo Waratava Kaxuyana, Kutanan Wajãpi Wayana e Ubirajara Kesu Tiriyó – , sentaram à mesa o presidente da FUNAI, Márcio Meira, e os antropólogos Lucia Hussak Van Velthem, Denise Fajardo Grupioni, Luis Donisete Benzi Grupioni e José Carlos Levinho
© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI