Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
KP_MXK_FT_jan2010_img_vitrine_jogos (40).jpg
Página Inicial > Notícias > MI/FUNAI e Fundação Banco do Brasil juntos na proteção das línguas indígenas

MI/FUNAI e Fundação Banco do Brasil juntos na proteção das línguas indígenas

A parceria permitirá a implementação do "Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras" que prevê o fortalecimento de 20 línguas indígenas ameaçadas de desaparecimento. O Protocolo de Intenções foi assinado pelo presidente da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, Márcio Augusto Freitas de Meira, e o Presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, no dia 13 de agosto passado, em Brasília.

 mi funai e fundacao banco do brasilAtualmente, restam cerca de 180 línguas nativas no Brasil, das mais de 1200 existentes no país na época do descobrimento. O Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras inclui a documentação de 35 línguas, das quais deverão ser inicialmente escolhidas 20 para a execução de sua primeira fase.

O Museu do Índio vai desenvolver os trabalhos em conjunto com diversas instituições convidadas, entre elas o Museu Nacional, o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Max Planck para Psicolingüística, sediado em Nijmegen, Holanda.

Os 20 projetos incluídos na fase inicial do Programa apresentarão, no final de três anos, um levantamento ou diagnóstico sócio-lingüístico; um acervo digital com 'textos' a partir de gravações áudio e vídeo de aspectos culturalmente relevantes; um dicionário; uma gramática básica; subsídios didáticos, materiais de divulgação (vídeos, CDs, DVDs), além de publicações de natureza científica.

O Centro de Documentação Lingüística do Museu do Índio arquivará todos os materiais produzidos por cada Projeto e entregará cópias de todos os produtos às comunidades indígenas envolvidas no Programa.

Fonte: ACS/Museu do Índio
01/10/2008

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI