KP_MXK_FT_jan2010_img_vitrine_jogos (48).jpg
Página Inicial > Notícias > MI/FUNAI e Fundação Banco do Brasil juntos na proteção das línguas indígenas

Liderança Kayapó visita o MI

O MI recebeu a visita do cacique Akijabor Kayapó, liderança da aldeia Moxkàràkô, no dia 27 de maio. Na ocasião, o diretor do MI fez a entrega de dois filmes produzidos no âmbito do PROGDOC - Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas. Na foto, José Carlos Levinho, diretor do Museu do Índio, e Akijabor, liderança Kayapó.

O material é produto das oficinas de audiovisual, realizadas em 2009, com o objetivo de capacitar os índios a registrar a sua própria cultura.

Um dos filmes registra o trabalho dos Kayapó na identificação e qualificação do acervo etnográfico que está sob a guarda do Museu do Índio. O outro, sobre a guerra Kayapó, foi produzido na aldeia, situada em Marabá (PA).

Os índios que participaram das oficinas e que produziram as filmagens são Axuapé, Pawi re, Mokuká, Bepnhô, Bepunu. Os Coordenadores do Projeto Kayapó são André Demarchi e Diego Madih.