Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
XVPB_RL_FT_out2009_vitrine_offlecha (15).jpg
Página Inicial > Notícias > Retorno de Mídia > Evento internacional promovido pela UNICAMP discute tendências atuais e potenciais na documentação de línguas

Retorno de Mídia

Evento internacional promovido pela UNICAMP discute tendências atuais e potenciais na documentação de línguas

2 de abril de 2013
A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) promove durante esta semana a Oficina Internacional Current Tendencies and Potentials in Language Documentation (Tendências Atuais e Potenciais na Documentação de Línguas). O evento é patrocinado pelo programa DOBES, da Alemanha, e acontecerá até sexta-feira, 5 de abril, em Campinas, SP.

Os participantes incluirão linguistas, indígenas, representantes de agências nacionais e internacionais, membros de ONGs e muitos alunos. Especialistas nacionais e internacionais no estudo e documentação de línguas apresentarão as mais avançadas tecnologias e metodologias. Um dos objetivos é discutir sobre a situação atual das línguas indígenas do Brasil e a sua documentação e pesquisa.

Na última década, a comunidade científica desenvolveu métodos e técnicas de documentação para auxiliar as comunidades indígenas na preservação da sua língua e cultura. O Brasil é, atualmente, um dos países mais dinâmicos neste campo. A FUNAI, através do PRODOCLIN (Museu do Índio), está documentando treze línguas indígenas por métodos digitais modernos.

O governo brasileiro está implementando o Inventário Nacional da Diversidade Linguística, que levantará a situação de todas as línguas do país, incluindo as línguas indígenas, muitas das quais estão em perigo de extinção. Várias organizações internacionais (DOBES da Fundação VolksWagen, ELDP da Fundação Rausing) e nacionais (PRODOCLIN do Museu do Índio) providenciaram recursos e tomaram iniciativas importantes para apoiar a documentação moderna no Brasil.

A oficina será uma oportunidade para divulgar novas tecnologias e metodologias, conhecer a atuação das pessoas e entidades envolvidas na documentação de línguas e avaliar as possibilidades de programas e iniciativas no país.

Mais informações podem ser obtidas na página da oficina http://workshopdoccampinas2013.com.br.

 

Fonte: UNIR

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI