Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
banner_kuikuro7.jpg
Página Inicial > Notícias > Retorno de Mídia > Rio&Cultura - Agosto/2011

Retorno de Mídia

Rio&Cultura - Agosto/2011

Museu do Índio - um pouco sobre a história

A preservação das tradições indígenas e o respeito pela diversidade étnica são elementos essenciais para a afirmação da cultura de cada um dos 270 grupos que vivem hoje no Brasil.

São aproximadamente 370 mil índios que falam cerca de 180 línguas. Mais do que abrigar, o Museu do Índio visa conservar, pesquisar e comunicar o seu acervo. Possui um acervo relativo à maioria das sociedades indígenas contemporâneas com aproximadamente 16 mil peças etnográficas.

O museu tem como missão resguardar, sob o ponto de vista material e científico, as manifestações culturais representativas da história e tradições das populações étnicas indígenas brasileiras e divulgar estudos e investigações sobre as sociedades indígenas. (Estatuto da Fundação Nacional do Índio, Capitulo IV, Art. 20).

Um pouco sobre a história

O Museu do Índio foi criado em 1953, no âmbito da Seção de Estudos do antigo Serviço de Proteção aos Índios – SPI, para divulgar uma imagem correta, atualizada e sem preconceitos sobre os povos indígenas brasileiros. Em 1963, o Decreto nº 52.665 determinou que o Museu do Índio passasse a se constituir num setor da Seção de Documentação do CNPI. Em 1967, tornou-se órgão da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, adequando-se à reforma administrativa feita no país e que determinou o agrupamento de todos os órgãos relacionados à questão indígena.

Um pouco sobre acervo

O acervo do Museu do Índio é formado pela documentação produzida e reunida pelas instituições federais responsáveis pela questão indígena no Brasil. Da Comissão Rondon de 1890 a 1930, o Museu do Índio reúne documentos textuais e imagéticos. Do Serviço de Proteção aos Índios – SPI de 1910 a 1967 e do Conselho Nacional de Proteção aos Índios – CNPI em 1939, a instituição reuniu a cultura material de diversos grupos indígenas do Brasil, os documentos textuais, imagéticos e sonoros produzidos e/ou recolhidos durante as atividades da Seção de Estudos do SPI e publicações. O Museu do Índio preserva ainda algumas coleções particulares doadas à instituição por antropólogos, etnólogos e outros ligados à questão indígena.

Fonte: http://www.rioecultura.com.br/instituicao/instituicao.asp?local_cod=36

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI