Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde
banner_kuikuro1.jpg
Página Inicial > Notícias > Retorno de Mídia > Relatório sobre crimes contra índios na ditadura é alerta para retrocesso na política indígena, dizem especialistas

Retorno de Mídia

Paris abre as portas do Théâtre du Chatelêt para os maxakalis

Outubro/2013

A arte dos maxakalis atravessa fronteiras. E vai além do trabalho manual com miçangas e penas coloridas. Em novembro, depois de percorrer vários estados, esses índios ,que povoam aldeias no Vale do Mucuri ,vão apresentar dois documentários no 43º Salon Nacional de Artistas, em Medellin, na Colômbia.

No ano que vem, o maior teatro musical da França, o Theatre du Chatelet,em Paris, abrira suas portas para o canto maxakali.
As apresentações premiam o trabalho feito nas aldeias por pesquisadores da Escola de Musica e Faculdade de Letras da UFMG. A lista de produções e diversificada e inclui, além de 20 filmes documentários dirigidos (e filmados) por eles, três livros com letras dos
Cantos maxakalis, acompanhados de DVDs com musicas, todos ilustrados e com tradução para o português sucesso rendeu convites para apresentações em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, João Pessoa, Brasília e ganham o mundo.
Os maxakalis também fazem moda: a marca de roupa mineira Auá vende peças confeccionadas a partir de desenhos que eles criam, para vários países e apresentou as criações na feira de moda de Paris. Além disso, participou, em 2012, do Capital Fashion Week, em Brasília, com sua coleção de verão 2013,emparceria com aldeias Maxakali.
HÁ DEZ ANOS
O trabalho nas aldeias começou ha dez anos, quando o grupo de pesquisadores, formado por estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado, coordenado pela professora d e música Rosangela Tugny, iniciou uma pesquisa de tradução dos cantos maxakalis e considera o repertorio deles enciclopédico. "Eles possuem cantos riquíssimos e refinados, que guardam apurado conhecimento sobre biologia, medicina e astronomia. Traduzimos também parte da mitologia deles, que tem a mesma força e riqueza da grega e merece ser
divulgada e estudada. São clássicos", diz.
Segundo ela, com as apresentações, os maxakalis mostram parte do vasto conhecimento que possuem: os filmes são premiados em festivais nacionais e internacionais; fotos e trabalhos visuais estão em importantes mostras; editam livros de cantos, historias e imagens e são convidados a ministrar aulas nas universidades e em festivais.

© Direitos reservados Museu do Índio - FUNAI