XVPB_RL_FT_out2009_vitrine_offlecha (5).jpg
Página Inicial > Notícias > Retorno de Mídia > Genocídio brasileiro, por Vincent Carelli

Maxakalis visitam escolas para mostrar costumes e arte

Outubro/2013

História e cultura serão levadas às escolas.

A partir do dia 16 de setembro, o grupo de pesquisadores e indígenas vai passar por mais de 20 escolas do Vale do Mucuri, além de Governador Valadares, para distribuir livros "Cantos tikmu˜'u˜n para ver, ouvir, pensar e agir", que divulga a historia e a cultura dos maxakalis, e conversar sobre eles com os estudantes.

O livro integra as atividades do Projeto "Ancestralidade e convivência no território
tikmu˜'u˜n", aprovado pelo MEC para ser executado neste ano.

CANTOS
O livro " Cantos Xamanicos komayxop" ganhou, neste ano, o Premio de Culturas Indígenas. Ele foi escrito por Toninho Maxakali e ilustrado por seu filho, Zé Antoninho Maxakali. A organização do livro e do pesquisador doutor Eduardo Pires Rosse, que concluiu o estudo sobre esse ritual na Universite de Nanterre, na Franca.Neste ano, uma publicação reunindo poesias brasileiras de todos os tempos selecionou alguns dos cantos maxakalis traduzidos por Tugny e pelos colaboradores dessa etnia.